O oitavo filme e meio

05/12/2008 § 1 Comentário

Oito e Meio

 

Começar uma lista de “filmes-que-quero-ver”, a partir de uma obra tão explosiva, como 8 1/2, é como uma grande vertigem, uma experiência única e inesquecível. Tudo lá excita o olhar, a mente, os sentimentos, deixa os sentidos à flor da pele, assim fica difícil escrever qualquer coisa sobre o filme. De imediato fica claro que eu preciso assistir de novo, mas como tenho mais 114 filmes pela frente, só daqui um ano eu vou rever esta obra, o que pode acarretar numa segunda visão, mais elaborada e profunda.

O que posso dizer, assumindo o clichê, é que é um filme lindo, comovente como uma força da natureza. Sua precisão e imprecisões certeiras trazem uma sensação crua, mais contundente por explorar o processo da criação, processo experimentado por todos, conferindo à obra uma humanidade e particularidade especial. Este foi um modo de explorar a criatividade, com ironia, sutileza, violência e surpresa, criando imagens tão ricas, que o termo meta-linguagem só empobrece a obra. Os sentidos se amplificam e nos vemos naquilo, sentimos tudo de um jeito tão pessoal, que o filme ultrapassa a si e permite um envolvimento novo e místico.

Neste jogo rápido, que vai passando desapercebido, quando nos damos conta já estamos por inteiro nele. Escrever algo mais, é impossível, pois é um filme de grande sensação, e digo isso saindo do meu devaneio. É preciso assistir, assistir e assistir de novo… é um filme para se ver milhares de vezes, para compreender e sentir melhor cada nuance, cada fração de segundo. Numa tentativa de apreender não o que o filme passa, e outras coisas mais tradicionais que procuramos, e sim para vislumbrar cada uma daquelas imagens que de tão artesanais, possibilitam que nós mesmos criemos imagens tão únicas quanto Fellini criou.

_
Título: 8 1/2 (Oito & Meio)
Título Original: 8 1/2 (Otto & Mezzo)
Direção: Federico Fellini
Elenco: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Claudia Cardinale, entre outros.
Ano: 1963

Anúncios

Tagged: , , , , , ,

§ One Response to O oitavo filme e meio

  • Adelita Mscvcch diz:

    “Muitos filmes com o Fellini, muitos filmes com Pasolini, muitos filmes com ‘MUSSOLINI’!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading O oitavo filme e meio at interessa?.

meta

%d bloggers like this: