China tão perto

09/12/2008 § Deixe um comentário

China Construção Desconstrução

Duas coisas, logo a primeira vista, são percebidas na exposição: um choque contra o que se imaginava encontrar em uma exposição “chinesa”, intenção clara dos artistas, deixando bem óbvio que ainda temos uma visão muito tradicional da China; a segunda coisa, é uma ruptura silenciosa, artistas que buscam uma identidade, um novo olhar. Aí, pra mim, as coisas convergem: me lembra o Brasil.

Alias, eu só consigo traçar paralelos, ao pensar no que vi. Tudo lá, era de um frescor fruto da tentativa que tenta trazer as artes do país ao “patamar internacional”. Não se pode dizer que encontramos as obras mais maravilhosas do mundo, algumas estão em evolução, e o que vemos é um aparente estágio de crescimento. É o fruto de um país que cresceu tão rápido, que ainda não se acostumou, que ainda não percorreu pela totalidade, ele próprio.

É como se todo estivessem em busca dos pedaços partidos durante a brutalidade anterior. Eu, como simples amador, sinto o mesmo aqui. Pelo menos, meu sentimento é o mesmo, logo, é como se as obras fossem bem íntimas à mim, transmitindo diversas formas de entrar num mundo que lhe foi proibido. Tudo é um pouco angustiante, sufocante, rude, experimental, tudo para possibilitar uma brecha.

Olhar aquela totalidade, que por serem tão opostas, cria então uma singularidade pelos elementos dispersos, uma totalidade pela sutileza violenta. E de violência, cada obra está carregada, assim como está carregada de séculos e séculos de tradição. Enfim, chega a hora de desconstruir.

_
Exposição: China: Construção – Desconstrução
No: MASP (Museu de Arte de São Paulo)
Até: 15/02/2009

Anúncios

Tagged: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading China tão perto at interessa?.

meta

%d bloggers like this: