A importância do olhar

11/12/2008 § Deixe um comentário

Pai e Filha

Deste sensível filme do final da década de 40, creio que haja pouco pra se escrever. É um filme para se olhar. Repare, não é para se ver simplesmente, e sim para olhar, contemplar. Diante das composições formais e delicadas de Yasujiro Ozu, nós ficamos inertes, assim como dentro do filme, onde a câmera baixa se movimenta pouco, os planos são longos, pertinentes para a contemplação e captura daquelas vidas na película.

Com sua movimentação vagarosa, é como se o cineasta nos desse a chance de reparar em cada milímetro da vida, pois, hoje é uma atitude escassa e pouco lembrada, pelo cinema, pelo mundo, por cada indivíduo. É como se Ozu colocasse um contraponto à nossa rápida rispidez, fazendo uma brecha de vento fresco surgir dentre o espaço de nós e da tela.

Onde estão nossos olhos atentos, num momento onde somos expostos a explosões de vida indelicadamente, onde, por obviedade, somos obrigados a ser rudes e insensíveis? Não creio numa estética tão contemplativa para tudo, mas ter o encontro com o “não-movimento”, é como um colírio à velocidade, ao ágil, ao efêmero de tudo que nos rodeia.

Olhe, e este é meu único conselho. De resto, esqueça, apenas se atenha a ficar de prontidão à beleza da banalidade, do cotidiano, da vagarosa vida, que também é nossa, mas esquecida de imediato ao acordarmos todo dia.

_

Título: Pai e Filha
Título Original: Banshun
Direção: Yasujiro Ozu
Elenco: Chishu Ryu, Setsuko Hara, entre outros.
Ano: 1949

Anúncios

Tagged: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading A importância do olhar at interessa?.

meta

%d bloggers like this: