Entendendo o design espanhol

12/12/2008 § Deixe um comentário

300% spanish design

Num apanhado de 300 peças de design, a exposição 300% Spanish Design mostra com equilíbrio um pouco da história do design gráfico e de produto na Espanha. A exposição, que está no SESC Avenida Paulista, ocupando dois andares e a “vitrine” no térreo, está bem montada e coerente, embora tenha alguns pequenos erros (como, por exemplo, traduzir diseño para desenho…). Neste panorama que nos é mostrado, percebemos o que foi feito no último século, deixando claro que a Espanha é um celeiro de grandes designers.

Não falo com muita propriedade, apesar de ser praticamente um “designer de verdade”, mas a real impressão que temos é que o design por lá apesar de seguir as tendências e movimentos europeus, manteve uma certa tradição e não rompeu completamente com a cultural do país, gerando assim peças inventivas, surpreendentes, ao mesmo tempo trazendo uma assinatura própria e demonstrativa de suas raízes. Cabe dizer também que a melhor parte da exposição são as cadeiras e as luminárias. No design de produto, a Espanha deixa florescer todas as qualidades levantadas acima, ficando diante da vanguarda, projetando com força, guardando elementos próprios e coerentes.

Já no design gráfico, a impressão que temos é que devemos considerar mais o valor histórico, do que propriamente a inventividade espanhola, uma vez que a maioria dos cartazes traz muitos elementos das vanguardas, mas sem dar-lhe uma forma e função da real Espanha, exemplificado pelo maravilhoso cartaz de Josep Renau, no auge máximo do futurismo. Neste contraste com o design das cadeiras e luminárias, apenas os trabalhos de Picasso e Miró nos tiram do marasmo explícito, que só sai de cena realmente a partir dos cartazes da metade da década de 70.

Apesar de toda grandiosidade criativa dos espanhóis, também fica claro que ainda conhecemos pouco sobre sua produção (ao menos digo por mim, que apesar de já ter ouvido falar bastante, tinha uma idéia pouco real do que era o design espanhol), situando esta exposição como um ponto de partida no conhecimento de um país, que na história do design, é muito similar ao nosso. Tenho essa impressão por ver que o Brasil já teve sua produção altamente influenciada pelas vanguardas, então passou a incorporar elementos estrangeiros mesclando aos brasileiros, e agora tendo a possibilidade de fazer florescer novas tendências.

_

Exposição: 300% Spanish Design
SESC Avenida Paulista
Até:
11/01/2009

Anúncios

Tagged: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Entendendo o design espanhol at interessa?.

meta

%d bloggers like this: