Uma vida de sonhos

04/01/2009 § Deixe um comentário

uma vida de sonhos
Logo de imediato já sabemos que se trata de um filme de sonhos, por dois motivos: a primeira imagem clara que surge está desfigurada por um espelho contorcido, de onde surge uma imagem de feiúra satírica; o segundo motivo é porque logo depois já entra um número musical, trazendo consigo sua carga histórica de filme leve, bobo, engraçado e alienado. Condições que não estão à toa nesta obra do diretor e coreógrafo americano Bob Fosse.

O filme se passa numa Alemanha pré-Segunda Guerra Mundial, antes da ascensão absoluta dos nazistas. Os personagens, alienados a este fato, tentam buscar sua felicidade e prosperidade neste terreno de ingenuidade e fragilidade. Talvez não completamente alienados, mas de olhos fechados, num ato egoísta e egocêntrico. Para contra-balancear uma temática obscura, lembrando que é um filme musical, Fosse utiliza-se exatamente desse choque de contrastes para forçar-nos a ver a realidade por traz dos sonhos.

A tela serve de campo de batalha duplo da fantasia contra a realidade. No momento que vamos assistir a um filme musical, o puro entretenimento, deixamos uma vida de realidades brutais, para aceitar a fantasia e o sonho. É uma pequena fuga, o breve momento de descontração. Não se pode culpar ninguém por escapar da realidade para viver um sonho, todos precisamos dos sonhos, porém, podemos nos afastar por completo do meio em que vivemos?

Talvez tudo isso seja uma tolice, porque um musical é feito para sonhar e deixar o lado ruim da vida pra trás, sem que se abandone tudo na vida, mas pode ser que não. Pode ser que nesta película, haja um desejo, lá no fundo, de que as pessoas tomem consciência da alienação, mesmo que ainda sim queiram viver nela. É que pra mim, em nossos tempos num mundo tão obscuro, todos temos uma chance de tornarmos personagens deste musical.

_
Título: Cabaré
Título Original: Cabaret
Diretor: Bob Fosse
Elenco: Liza Minnelli, Michael York, Helmut Griem, entre outros.
Ano: 1972

Anúncios

Tagged: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Uma vida de sonhos at interessa?.

meta

%d bloggers like this: