Quem quer ser um milionário?

10/03/2009 § Deixe um comentário

slumdog millionaire

Eu quero ser milionário! E quem não quer? Acho que todo mundo responderia algo assim. Mas e quem quer ser Jamal Malik, o protagonista do filme, um “herói” que não procura o poder cego do dinheiro, mas sim a salvação do seu amor? Nele não existe a ambição cruel da nossa sociedade. Lembrando que quanto mais dinheiro se tem, mais se quer, é uma ambição infinita. De qualquer modo, não estou escrevendo este post para discutir isso, na realidade, como está claro é para falar um pouco sobre o filme que ganhou o Oscar de Melhor Filme, e tantos outros, neste ano de 2009: Quem quer ser um milionário? (ou Slumdog Millionaire, no original).

Que filme! Apaixonante, coeso, emocionante, belo! Eu digo logo que gostei muito do filme, ele me arrebatou com força. Digo também que pra mim é na edição que mora sua melhor e maior qualidade. Pondo ritmo e traçando com velocidade a história de Jamal Malik, e concomitantemente exibindo a tensão do programa de televisão, nós somos levados também à tensão por camadas, a cada pergunta revela-se mais sobre o personagem e seus motivos de querer os tantos milhões. Nada de ambição, é apenas amor. A força matriz que move o mundo de Slumdog. Sim, é um filme sentimental, que facilmente vai te tocar.

No entanto, não é só de amor, esse tema recorrente, que tudo se constrói. A pobreza e a intolerância também surgem como sub-temas fortes e escuros, que desenham as diversas das situações que moldaram de diferentes formas Jamal, Salim, seu irmão e Latika, o amor do protagonista. Cada um é um sobrevivente de um modo diferente, em Jamal existe uma certa inocência, em Salim a força que se corrompe, e em Latika mora a sobrevivência delicada e submissa. É um mar complexo demais para escrever aqui.

Por fim eu não posso deixar de comentar que achei uma baboseira compararem este filme com Cidade de Deus, que de próximo só tem coisas supercifiais e insignificantes. Cada qual com sua grandeza, são apenas filmes contemporâneos que tratam de problemas sociais, mas lançando sempre olhares distintos e dispersos. Quando Cidade de Deus nos traz uma visão da favela brasileira, é uma face “embelezada” do Brasil que está lá, de corpo e alma dentro de um filme belo. Em Slumdog, existe a Índia, mas poderia ser aqui no Brasil, poderia ser na África do Sul. Cidade de Deus pinta a imagem regional, Slumdog apenas se utiliza de uma região para desenhar a situação humana diante da pobreza. Não estou dizendo que Slumdog é “melhor” que Cidade de Deus, mas não concordo com essas comparações e acho que cada qual tem suas qualidades, temas e escolhas.

Mas e aí, quem quer ser um milionário?

_
Título: Quem quer ser um milionário?
Título Original: Slumdog Millionaire
Direção: Danny Boyle
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto, entre outros.
Ano: 2008

Tagged: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Quem quer ser um milionário? at interessa?.

meta

%d bloggers like this: