A graça da dança

12/03/2009 § Deixe um comentário

cia suspensa

Ontem, depois de muitos anos, fui assistir um espetáculo de dança. Desde de dezembro que estou ensaiando esta ida, mas por diversos motivos só agora foi possível ir assistir. Estava com receio, afinal, de todas as artes a dança é a mais distante de mim. As outras apresentações que eu já tinha visto não me chamaram a atenção, logo minha impressão sobre essa delicada arte não era das melhores. De qualquer modo, por decidir que esse ano seria (e será) um ano excepcionalmente artístico, a dança voltou a minha vida. Escolhi um espetáculo da Cia. Suspensa, para quem eu já havia feito um folder, quando eu estagiava no SESC, mas ainda sim havia um receio. Porém todo esse grande pensamento escondido ruiu às 21h, quando as cortinas se abriram.

De imediato não havia nada demais, é fato, mas a construção do movimento, da harmonia, da composição no palco, logo começaram a me inspirar, espantar e levitar, junto com os dançarinos que flutuavam no espaço. Se nos outros posts eu pretendo escrever sensações, nesse eu consiguirei extrapolar isso, pois não tenho o que falar criticamente, mesmo que quisesse. E é essa inocência perdida que me fascina ainda mais.

Tanto faz, o que importa é que “De Peixes e Pássaros” há uma essência natural, que conduz a dança como modo de libertação. Uma frase estranha, concordo. Ver todo o movimento, tudo se construindo de modo tão nu, foi como a saída do aquário para o mar, da gaiola para o céu. Pouco me importa se havia inspirações de Marc Chagall ou uma busca de dramaturgia. O que realmente importa foi um primeiro contato com uma arte de delicadeza violenta, onde os movimentos estão livres da palavra e logo são tão abstratos que o que realmente interessa é sentir.

_
Título: De Peixes e Pássaros
Autoria: Lourenço Marques, Patrícia Manata, Tana Guimarães.
Direção: Tarcísio Ramos Homem.
Elenco: Lourenço Marques, Patrícia Manata, Tana Guimarães.
Ano: 2009

P.S.: Pra quem quiser saber mais sobre o espetáculo, clique aqui! Hoje eles também fazem uma apresentação, lá no SESC Pinheiros. A foto da qual eu tirei o detalhe lá em cima, é de outro espetáculo deles, “Pouco Acima”.

Tagged: , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading A graça da dança at interessa?.

meta

