Segundo encontro

15/03/2009 § Deixe um comentário

caçando carneiros

Acabei de terminar a leitura do livro Caçando Carneiros, do escritor japonês Haruki Murakami. Estou pasmo. Talvez não haja muito para escrever exatamente pelo estado de espírito que me consome neste domingo. Um lirismo foi libertado, um pungente sofrimento de domingos abertos para o futuro. Acabei ficando inspirado, vou acabar escrevendo de outro modo hoje.

O livro é sobre um carneiro, mas também é sobre o encontro. Esse encontro, sempre esse encontro, me faz tremer e sentir de coração puro. Este é o segundo livro que leio de Murakami, o primeiro foi o íntimo Norwegian Wood. Os livros são bem distintos e pelo que percebo, neste último livro citado o escritor está muito mais maduro, o que não tira de modo algum o brilho de Caçando Carneiros. É só lendo que podemos ter a real matéria da obra em mãos. Não adiantaria eu tentar esboçar algo aqui, de tão inútil ficaria sendo ridículo.

Fazia muito tempo que um livro não me desconcertava tanto, é um fato. Murakami trabalha com uma irrealidade cotidiana, que se eleva em um certo tipo de comédia, conferindo assim ao livro, como um todo, um caráter de leve non sense mas descontração também. Ninguém tem nome no livro, quando são nomeados, recebem nomes ligados aos animais (Rato, Sardinha, Doutor Carneiro) ou uma abreviação, pouco elucidativa (J). Mas a narrativa é tão precisa e coesa, que isso não abre brechas para confusão. Tudo em prol de uma busca de um carneiro, que acaba se misturando com a busca de um sentido. Talvez não, pensando bem, a busca é uma obsessão ou ainda um modo de escape subconsciente. Embora nada disso faça a menor importância.

É. Não há nada mais que eu possa extrair das sensações que me permeiam. O que sobrou é, de certo modo, ininteligível, sensações puras, vontades de espíritos. É o desejo de largar tudo e correr para a solidão, numa busca aleatória, que de tão irreal se torna concreta e plausível… mas apenas para quem deseja encontrar. Assim eu poderia resumir no extremo, esta obra literária de Harumi Murakami.

_
Título: Caçando Carneiros
Título Original: Hitsuji o meguru boken
Autor: Haruki Murakami
Ano: 1982

Anúncios

Tagged: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Segundo encontro at interessa?.

meta

%d bloggers like this: