9ª Bienal de Design Gráfico

12/04/2009 § 1 Comentário

marca_9bienal

Para ser um designer exemplar, este feriadão fui prestigiar um dos eventos/exposições mais prestigiados e tradicionais do design gráfico brasileiro, a Bienal de Design Gráfico, organizada pela Associação dos Designers Gráficos (ADG). Na sua nona edição, a mostra, que este ano ocorre no Centro Cultural São Paulo, está bem madura e com ares bem modernos e bem mais dinâmica.

A Bienal nesta edição modulou a exposição dos trabalhos e projetos em nove partes, com diferentes curadores, desta vez não separando por categorias descritivas, e sim, conceituais. Essa modificação, pelo menos pra mim, caracterizou uma mostra mais ágil, moderna e menos monótona. As nove categorias são: Comunicação Sintética, com curadoria de Chico Homem de Melo; Design e Interfaces Audiovisuais, com curadoria de Mateus de Paula Santos; Design e Memória Nacional, com curadoria de Rafael Cardoso; Design Propulsor da Economia, com curadoria de João de Souza Leite; Fluxos, com curadoria de Celso Longo; Manifesto, com curadoria de Paulo Moretto; Poéticas Visuais, com curadoria de Alécio Rossi; e Popular, Regional, Vernacular com curadoria de Fátima Finizola.

Não fiz muitas anotações durante a visita e nem tirei muitas fotos, me preocupei em ver e pensar diante da produção escolhida. Se o design gráfico brasileiro fosse apenas o que foi visto lá, de um certo ponto de vista, seria muito bom, mas não podemos deixar de lembrar que ainda há um longo caminho para percorrer, tanto pela profissionalização de tantos “designers” que andam por aí, quanto a própria luta da existência legal da atividade, e também a “educação visual” dos possiveis clientes e dos usuários do design. De qualquer forma, é muito bom ver os caminhos que estão por aí, ainda mais por ver que o abismo entre a Bienal e os “novos designers” parece ter diminuido. Impressões minhas.

Uma pequena crítica à exposição é quanto às informações disponíveis junto às obras. Há poucos detalhes, o que torna uma mostra de belezas, mas sem fundamentos. Uma contradição. Não se sabe ao certo o conceito, a idéia e a função dos produtos expostos, deixando uma lacuna um pouco perigosa. Seria muito mais proveitoso que houvesse melhores explicações, para melhor usufruto da beleza que está diante de nós.

De um modo geral, eu fiquei muito satisfeito. A 9ª Bienal está bem equilibrada, não tão longa e cansativa, nem superficial e maçante, perfeita pra se ir num fim de semana. Vá até o CCSP e contribua com a sua visita. Parece propaganda, e é! Não que eu tenha alguma coisa a ver, mas acho que vale à pena, para todo mundo. É bem legal ver que o design está por aí e que tudo que está ao nosso redor, ou quase tudo, teve um projeto por trás. Aliás, antes de ter um projeto, teve sim, ou deveria ter, um bom profissional habilitado para criar o melhor possível para todos.

_
9ª Bienal de Design Gráfico
Onde: Centro Cultural São Paulo
Até 17/05/2009

_

P.S.: Clique aqui e dê uma olhada nas atividades paralelas que estão acontecendo lá no Centro Cultural, concomitantemente à exposição.

P.S.2: Vale a pena comprar o catálogo da exposição, que lá está saindo com desconto e têm mais informações sobre os projetos.

Anúncios

Tagged: , , , , , , , ,

§ One Response to 9ª Bienal de Design Gráfico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading 9ª Bienal de Design Gráfico at interessa?.

meta

%d bloggers like this: