Pra Iluminar, Olha quem chega

14/04/2009 § Deixe um comentário

leila_pinheiro_dona_inah

Hoje vou falar de dois álbuns ao mesmo tempo. Vai ser um desafio, por diversos motivos, mas vamos lá. As obras em questão homenageiam o mesmo sambista, o cantor e compositor Eduardo Gudin. De um lado, surge, Pra Iluminar, Leila Pinheiro. No lado oposto, Olha Quem Chega, é Dona Inah.

Brincadeiras e trocadilhos à parte, já digo logo que ambos os trabalhos mostram as possíveis faces dos samba, especialmente do paulistano, e mais especialmente ainda daqueles que tem uma mãozinha do grande Eduardo Gudin. O que me motivou a escrever esse “post duplo”, digamos assim, foi a grande relação entre os dois trabalhos. Não somente pela temática igual, mas também pela oposição nas interpretações, arranjos e timbres vocais.

Como você podem ver lá em baixo, na lista das faixas, algumas delas são interpretadas tanto por Leila como por Dona Inah, fazendo com que a audição dos álbuns seja uma mágica transição. Enquanto Dona Inah põe à mesa um ar rústico, caloroso e singular, Leila expõe uma mansidão melancólica e sutil, são dois opostos que constroem de maneiras diferentes, agregando novas possibilidades. Nas aproximações ambas trazem muito de si e se utilizam de poéticas específicas para moldar a obra de Gudin com muitas particularidades.

Essa experiência é um pouco da própria experiência do samba. A magia, na realidade, da música, que nunca se prende tão somente à partitura, fazendo com que o intérprete dê a voz final, a voz decisiva. Depois existe a preferência de cada um e aí a verdadeira graça de tudo isso que é feito. Existe campo e público tanto pra um lado quando pro outro. E veja bem, vença todo e qualquer preconceito, experimente. O que eu exponho aqui é pouco do trabalho real dessas duas damas, eu as uso, com todo o respeito, para falar de algo maior.

Nesse ano eu busco um pouco das minhas raízes, busco também o gosto pela arte, que estava perdida em mim. E o primeiro passo pra percorrer esse caminho, foi me arremessar ao desconhecido, sem medo de não gostar ou de amar demais. Essa é a vida, afinal.

Eu bem que gostaria de dizer mais sobre uma e sobre outra, mas eu não posso ser imparcial, eu não sou imparcial. Então seria injusto, porque gosto muito de cada álbum. Com essa vivência, o que eu posso aconselhar, é o que eu vivo dizendo por aqui: vá experimente. Olhe quem chega, e deixe que a música entre, pra iluminar.

_
Álbum:
Olha Quem Chega
Artista:
Dona Inah
Ano:
2008

Faixas:
1. Olha Quem Chega
2. E lá se vão meus anéis
3. Ainda Mais
4. Longe de Casa
5. Boa Maré
6. Velho Ateu
7. Veneno
8. Verde
9. Desperdício
10. Mente
11. Chorei/Euforia
12. Quem chega atrasado
13. Santo Dia
14. Velho Sambista/Violão Gentil
15. Maior é Deus
16. Praça 14 Bis

_
Álbum: Pra Iluminar (ao vivo)
Artista: Leila Pinheiro
Ano: 2009

Faixas:
1. Pra Iluminar
2. O amor e eu
3. Chorei
4. Mente
5. Ainda Mais
6. Sempre Pode Sonhar
7. Luzes da Mesma Luz
8. O Amor Veio Me Visitar
9. Obrigado
10. Paulista
11. Praça 14 Bis
12. Mordaça
13. Verde
14. Neo Brasil
15. Boa Maré
16. Vida Dá
17. Velho Ateu

Tagged: , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Pra Iluminar, Olha quem chega at interessa?.

meta

