Valsa da memória

29/04/2009 § Deixe um comentário

valsa com bashir

Vai ser muito difícil escrever algo que já não tenham escrito por aí, dito por aí. Há muitos lugares comuns. Então, vou me concentrar nas impressões altamente pessoais para falar da animação Valsa com Bashir, do diretor israelita Ari Folman. Se você ainda não viu nada, nem ouviu falar sobre o filme, clique aqui e veja o trailer.

Quem está antenado com as notícias de cinema, já deve ter lido sobre ou apenas de relance sobre esse filme, que mistura a animação ao gênero documental. A mistura cria um casamento ainda um pouco instável, mas seguramente feliz, por mais estranho que isso pareça. Valsa com Bashir conta sobre os massacres de palestinos na primeira Guerra do Líbano, que ocorreu no início da década de oitenta.

O trajeto para este enredo é delimitado pelo esquecimento, pela memória apagada e que agora se procura reconstituir. A animação surge de um contexto pessoal e vai se ampliando para que todos entendamos e recordemos desses episódios terríveis dessa guerra. Esses acontecimentos vão dando profundidade de pouco a pouco, o que faz com que pessoas como eu, que mal sabiam dessa guerra, se sintam ligeiramente confusos. É um pouco da sensação do personagem.

Mas Valsa com Bashir não consegue ir muito além e seus personagens parecem ser falsamente construídos e não há identificação direta. O desenho do filme é lindo, mas muito mais nos stills. A animação é muito marcada e dura, criando uma aura de distância, que pode e deve ter sido uma escolha do diretor, mas que causa um grande estranhamento, principalmente nos primeiros minutos do filme. Não chega a ser um “defeito”, embora eu tenha me sentido bem incomodado com esse fator.

Eis que no final, pode existir uma explicação para tal escolha. Apenas nos últimos minutos da animação, surgem imagens do “real”, imagens captadas logo depois do massacre. São cenas terríveis e violentíssimas dos cadáveres. Tudo isso se intensifica pelo fato do choque animação x realidade, o que pode colocar em cheque o “defeito” da animação, que citei acima.

De qualquer maneira, não resta discutir mais isso. É preciso não esquecer.

_
Título:
Valsa com Bashir
Título Original:
Vals Im Bashir (Waltz with Bashir)
Direção:
Ari Folman
Ano:
2008

Tagged: , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Valsa da memória at interessa?.

meta

%d bloggers like this: