A fotografia e o exercício do olhar

27/12/2010 § Deixe um comentário

Iniciando uma breve série de escritos retrospectivos, me deparo com a importância de da fotografia neste ano que está acabando. Essa necessidade da escrita surge ao ponto que vejo em mim o forte de desejo da fotografia enquanto forma de expressão, sem nenhum tipo de expectativa, a não ser aquela de sempre se aperfeiçoar, se inculcar e, principalmente, exercitar o olhar.

Há muito a fotografia ocupa um espaço no meu coração (nhói), mas ela esteve apagada e escondida nas escuras sombras do tempo ausente – assim como tantas outras coisas que eu, você e todos nós deixamos de lado. Estranhamente, diversos fatos no decorrer destes últimos meses me levaram, com força, a ela: a reaproximação de uma grande amiga, que é fotógrafa (aka. Lilian Higa); a existência de um núcleo de estudos de fotografia na minha nova faculdade (Lab_arte / FEUSP – que merece um post exclusivo); o próprio fator material de ter adquirido uma máquina; e, o mais importante, o encontro entre o meu desejo de criação e expressão com a forma fotográfica.

Assim, nesses últimos meses eu venho fotografando muito (em relação ao quanto eu fotografava antes), revisitando meus arquivos, conversando sobre o assunto, conhecendo novas pessoas, mantendo um ritmo de “produção” no flickr, enfim, me deliciando com este prazer da visão, da reflexão e de todos esses elementos pertinentes ao exercício do olhar. Mas, para um post sobre fotografia, acho que escrevi muito, por isso deixo as palavras de lado, abro mão delas, para dar espaço às imagens.

E que o novo ano traga muitas outras. :)

 

Tagged: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading A fotografia e o exercício do olhar at interessa?.

meta

