Maria Creuza e os mestres do samba

01/04/2011 § 2 comentários

Se existe uma coisa, que rapidamente consigo afirmar ser constante na minha vida, essa coisa é o samba. Ouvia bastante em criança, e a presença do samba foi crucial para a minha formação. Apesar de momentos de afastamento, sempre “volto ao samba” por sentir essa íntima conexão.

Enfim, o que me traz a esboçar sobre o samba e sua importância para mim, é o fato de eu recentemente ter baixado e ouvido o álbum “Os grandes mestres do samba”, de 1975, da cantora Maria Creuza. A curiosidade é que ele, de alguma forma, desde cedo esteve presente na minha vida: havia uma coletânea em casa (que eu adorava ouvir e que realmente formatou meu gosto por samba), com várias canções, de diversos compositores e intérpretes, e dentre eles estavam “Chega pra lá” e “Exaltação a Tiradentes”, cantados por Maria Creuza.

Mais velho, lembrando disso, fui baixar um álbum dela e descobri o repertório geral dela nada tinha a ver com as minhas lembranças. E ficou por isso mesmo. No mês passado, voltei a ouvir a coletânea do “Cartola – 100 anos | o autor e seus intérpretes” e qual foi minha surpresa uma faixa cantada por Maria Creuza, “Pouco importa”. Fui vasculhar na rede mundial de computadores – a internet (LOL) e acabei por descobrir que essas três faixas, neste post citadas, pertenciam a um mesmo álbum, “Os grandes mestres do samba”.

O que é interessante é perceber que, mesmo não sendo uma “cantora de samba”, Maria Creuza fez um trabalho digno com um repertório off dos compositores homenageados com a categoria de “grandes mestres”. Para citar alguns: Cartola, Nelson Cavaquinho, Martinho da Vila e Monarco. Nesse repertório tão off, existem temáticas que são pouco vistas no samba, como em “Cordas e correntes” (em poucas palavras, sobre a mulher e o momento de independência feminina) e “Amor de mãe” (como o próprio nome diz, uma canção em homenagem às mães). Há também sambas bons de ginga e letra, mas desconhecidos, como “Rala rala”, “Alhos e bugalhos” e “Quem lucrou fui eu”.

E eis que aqui me reencontro com um menino de 6, 7 anos que passava a tarde ouvindo e cantando “chega pra lá, eu não quero mais te ver, já cansei de te aturar”.

Maria Creuza e os Grandes Mestres do Samba | Maria Creuza | 1975 
1 – Chega Pra Lá (Élton Medeiros/Joacyr Santana)
2 – Rala Rala (Wilson Moreira/Nei Lopes)
3 – Amor de Mãe (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito)
4 – Exaltação à Tiradentes (Mano Décio da Viola/Penteado/Estanislau Silva)
5 – Pouco Importa (Cartola)
6 – Soldado do Amor (Cartola/Nuno Veloso)
7 – Cordas e Correntes (Martinho da Vila)
8 – Quem Lucrou Fui Eu (Monarco)
9 – O Namorado de Maria (Xangô da Mangueira/Aniceto do Império)
10 – Alhos e Bugalhos (Zé do Maranhão)
11 – Madrugada (Zé Keti)
12 – A Timidez Me Devora (Jorginho / Walter Rosa)

Tagged: , , , , , , , , , ,

§ 2 Responses to Maria Creuza e os mestres do samba

  • Paulo diz:

    Oi. Parabéns por ter feito esse blog. Muito bom, assim como este disco da Maria Creuza. Por curiosidade, qual a ficha técnica do LP? Se conseguir, eu agradeço.

    Abraço

  • Oi Paulo!
    Que bom que você gostou do post e do blog! Fico feliz! =)

    Bom, achei a seguinte ficha técnica deste álbum (copiei do blog Loronix, aliás, há um breve post sobre este álbum lá):

    arranjos: Rido Hora
    violão: Dino, Manoel da Conceicao “Mao de Vaca”, Luiz Claudio, Rildo Hora
    cavaquinho: Neco, Canhoto
    baixo: Sergio Barroso
    bateria: Wilson das Neves, Paulinho
    surdo: Gilberto D’Avila
    percussão: Everaldo, Nenem, Wilsinho, Eliseu, Marcal, Geraldo Bongo, Doutor, Hermes, Luna, Elias
    teclados: Ze Roberto Bertrami
    flauta: Copinha
    acordeon: Chiquinho do Acordeon
    coro: Raymundo Bittencourt, Joab, Edgardo Luiz

    =)

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Maria Creuza e os mestres do samba at interessa?.

meta

