Passeando por mundos

23/04/2011 § Deixe um comentário

Já faz pouco mais de um ano que eu comecei a pisar em outro mundo, diferente daquele que eu posso considerar como meu “primeiro”, mas esta é a primeira vez que eu esboço uma reflexão textual sobre essa mudança, sobre esse novo mundo. Estou falando dos “mundos” do Design Gráfico e da Educação.

É certo que sempre tive uma queda pelos aspectos, representações e percepções visuais: desenho, pintura, fotografia etc. E me parecia natural seguir esse rumo. Segui, e fui bem feliz. Mas algo estava faltando e diversas questões me fizeram começar outra faculdade, que no caso foi Pedagogia. Ainda que eu não tivesse nenhuma prática ou experiência com educação, crianças ou ensino, era algo que me interessava. Uma forte ideologia estava intrinsecamente ligada e ela me guiou, por um caminho desconhecido e não planejado. Assim, sem querer, certeiramente acertei.

A experiência na Pedagogia me transformou e deixou meu olhar bem mais generoso. Ainda não posso ou consigo mensurar essa transformação, é certo, mas sinto isso bem forte. Agora, procuro passear por esses mundos e tentar conectá-los, digamos assim, esta é a minha atual força motora. Saí do design gráfico por estar insatisfeito com coisas que mal posso escrever, pois me parecem e são turvas, mas, de qualquer modo, sinto que o que vivencio hoje na educação, me permite repensar práticas e questões do design que sinto serem necessárias para a própria formação do designer.

Acredito nisso, talvez por todo esse processo que vivi ter possibilitado uma formação que expõe uma outra visão de mundo. Posso estar “errado”, mas por isso deixo aqui este esboço, para expor, ainda que de modo extremamente breve, esses pensamentos e discutí-los em conjunto. E também por isso vou levar essa discussão ao N Design (Encontro Nacional de Estudantes de Design) deste ano.

Sei que nesse breve escrito apenas esbocei minha trajetória e alguns pensamentos acerca dela, mas na atual circunstância senti uma forte necessidade de estabelecer esse contato, principalmente para não perder a essência. Outros estímulos me ocorrem agora e fluem na minha cabeça, explodindo. Sendo assim, sinto que em breve, poderei dizer mais sobre isso tudo, com ainda mais convicção.

_

ps: “desculpem” esse desenho bem tosco… ainda estou me acostumando com a tablet… rs

Anúncios

Tagged: , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Passeando por mundos at interessa?.

meta

%d bloggers like this: