Objeto#6 Boneca

25/04/2011 § 5 comentários

Acredito que uma forma de compreender o homem e a sociedade, é pela análise dos objetos que pertencem e, de uma certa forma, estruturam a relação dos indivíduos com a natureza, a sociedade e a cultura. Mas enfim, longe de lançar questões mais profundas, este post é para continuar meus escritos sobre objetos que estão, ou estiveram, presentes na minha vida. Desta vez, vou me ater a um objeto, digamos assim, peculiar: uma boneca.

Falo delas (pois, na realidade, são duas bonecas) pois vejo como minha relação com elas se tornou muito “íntima”. E pensar que tudo surgiu de uma noite de embriaguez com amigos e de uma promoção de dia das crianças no submundo (entendam como quiserem… rs). Desse episódio surgiu Vanusinha (mais conhecida como Wahnnuzynñìya), e posteriormente Bozzany.

O fato é que essa relação “íntima” vem pelo fato de ser um objeto totalmente emocional, digo, é um instrumento que se relaciona com a amizade que eu tenho pelos queridos Luan, Lilian e Alex, e que eles tem por mim (espero). Outro fator que revela essa “intimidade” é a utilização delas para dois ensaios fotográficos (“O verbo no infinito” e “Emotional landscapes”).

Essa dupla vivência, digamos assim, possibilitou essa relação tão especial com esse objeto. E pensar no que significa(m) essa(s) boneca(s) na minha vida, mesmo que deste modo banal, primeiro me estremece, depois me alegra e por fim deixa um rastro misterioso. Poderemos ser felizes enquanto coisas fora de nós representam a felicidade?

Enfim, deixando perguntas sem resposta pela metade, penso que talvez ainda não esteja pronto para falar mais delas, da amizade, das coisas complexas que essas coisas nos trazem ou mesmo destes meus projetos fotográficos, mas senti vontade de esboçar um escrito simples sobre essas bonecas.

É que as olho constantemente e apenas sinto: algo que não há, ainda, palavras pra traduzir.

Tagged: , , , , , , , , ,

§ 5 Responses to Objeto#6 Boneca

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Objeto#6 Boneca at interessa?.

meta

