Design Gráfico e Educação: uma introdução

18/07/2011 § 5 comentários

Antes tarde do que nunca, vou começar a falar um pouco sobre o que eu penso sobre a relação entre design gráfico e educação. De antemão digo “eu penso” pois é algo muito embrionário, numa dimensão bem ensaística, digamos assim, que ainda está fazendo sentido e se segmentando no meu pensamento. Por isso, também de antemão, peço desculpas por possíveis contrariedades, falta de eloquência, enganos e qualquer outra característica presentes em formulações em plena gestação (o que me faz “pedir” a vocês críticas e sugestões que a quem ler for plausível).

Contextualizando rapidamente o motivo deste breve texto, e de outros que, oremos, seguirão: em menos de uma semana começa o N Design 2011, no Rio de Janeiro, onde eu ministrarei uma oficina chamada “Design Gráfico e Educação: uma discussão introdutória” – creio que o próprio título já diz tudo. Enfim, e para organizar meus pensamentos para tal ocasião, pretendo rascunhar algumas questões que julgo pertinentes aqui no blog.

Apesar de ser uma elaboração minha, digamos assim, o instrumental teórico e prático que me utilizo para falar veio da minha experiência na Faculdade de Educação da USP, enquanto aluno do curso de Pedagogia, em duas frentes: a participação no Núcleo de Educomunicação do Lab_Arte [Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura] e as disciplinas relacionadas à sociologia da educação, bem como o projeto de Iniciação Científica do qual eu participei por seis meses.

Ambas experiências ampliaram minha visão sobre as questões relativas às mídias, assim como seu contexto e sua relação com os indivíduos e sociedade. Engraçado foi que tal discussão, em nenhuma instância, jamais foi sequer tangenciada durante minha formação em Design Gráfico – ok, o caso aqui é que os estudos se referem à educação e à sociologia da educação, mas mesmo assim é estranho pensar a formação de um “produtor” de mídias [ou agente participante na produção de], digamos assim, que não passe por esse momento de reflexão. Infelizmente, por motivos de tempo e conhecimento de caso, não tratarei, especificamente, da formação do designer gráfico.

O que eu procurarei introduzir é um pensamento reflexivo acerca do que é “ser designer gráfico” no contexto das mídias, ou seja, um contexto permeado pelas comunicações, mídias e tecnologias – e entendendo que é neste espaço que ocorre a educação do indivíduo e a produção em design gráfico. Este seria o primeiro tópico de discussão, mais na fundamentação dos outros tópicos, e que portanto nos leva imediatamente ao segundo: os processos de socialização.

Entendo por socialização, baseado em autores como Maria da Graça J. Setton, entre outros, um processo mais amplo que o que se entende por educação, ou seja, a socialização se remete a uma transmissões de valores, modos de ver, sentir e pensar que estão estreitamente relacionados às relações dos indivíduos com as instituições familiar, escolar, religiosa, midiática, etc. não estando, portanto, apenas referenciadas à atividade formal de educação, e sim a diversos ambientes por onde os agentes passam e convivem, sendo assim uma transmissão “invisível”.

Finalizando esta longa introdução, o terceiro tópico, e o mais prático, é a abordagem na perspectiva da educomunicação. Tal relação (dela com o design gráfico) ainda é bem nova para mim, mas o que se pretende aqui é, em poucas palavras, uma educação pelos meios de comunicação (que nos leva também à uma educação e reflexão dos meios). Juntando educação e comunicação, o que esta perspectiva propõe (como eu já disse em outro post) é a criação e produção de comunicação para a experimentação dos meios em relação à educação e para a compreensão e vivência do convívio e trabalho coletivo, importando mais o processo em si do que o produto final.

Nos próximos dias vou postar mais falando da socialização e da educomunicação, tentando destrinchar o máximo possível. Ufa! Espero que tenha sido claro e não tenha confundido muito… :)

ps: nos próximos posts eu passo uma bibliografia sobre estes assuntos.

Tagged: , , , , , , , , ,

§ 5 Responses to Design Gráfico e Educação: uma introdução

Deixe uma Resposta

What’s this?

You are currently reading Design Gráfico e Educação: uma introdução at interessa?.

meta

